10 de mai. de 2009

Tive uma infância e pré adolescência bem católica e depois tudo começou a descambar. Não entrarei em detalhes sobre assunto e nem sobre minha bizarra relação com religião, o que eu quero comentar é sobre um texto bíblico que sempre me deixou meio... meio... sei lá, não achei lá uma boa lição. Tudo bem, todos sabem que eu acho a bíblia o maior boato da historia da humanidade e ratifico o que Saramago disse uma vez: a bíblia é cheio de maus conselhos. Certo, certo lá tem alguns bons conselhos também... No momento só me lembro o “ame o próximo” que é um bom conselho. Sei lá, não sou uma leitora muito assídua do livro. O texto que eu quero falar é o filho prodigo.

A estória sempre me deixou meio intrigada por que a única lição que eu tirei dela foi simplesmente faça o que quiser, quando quiser, não tenha respeito por nada e por ninguém, festeje bastante, seja libertino e quando você se cansar volte que você será recebido com uma festa que o idiota que ficou, labutou, respeitou e foi fiel nunca recebeu na vida. E isso nunca me pareceu lá muito “cristão”, sabem. Analisemos a historinha:
_filho pede a herança pro pai vivo e sai pro mundo festejando entre outras coisitas mas;
_o outro filho fica e continua ajudando o pai;
_filho esbanjador gasta tudo e fica pobre na miséria e então decide voltar (vejam bem, ao meu ver não há arrependimento do fundo do coração. O que houve foi esperteza porque ele fez o que qualquer pessoa na miseria faria, voltaria e pedia arrego pro pai. Agora se ele voltasse ainda com dinheiro e sem passar fome, ai sim...)
_pai aceita que o coisinha volte e faz uma festa de arromba pra comemorar a volta do infeliz (quer dizer pro filho prodigo).
_o pai não faz festa pro filho que ficou com ele e o ajudou...

Depois que eu li essa estória eu pensei porque então devemos ser retos em nossas vidas se formos pros caminhos das bacanais sem ligar pro outros porque sempre poderemos voltar pra “casa do pai” e sermos recebidos com festa? Taí uma coisa que não me entra na cabeça? O que isso devia me ensinar? Que os bonzinhos não são festejados?

Um comentário:

iSa disse...

Isso te ensina que o mundo é dos espertos.